quinta-feira, 7 de abril de 2011

Terremoto e Tsunami


Terremoto


Tsunami




O Terremoto é um fenômeno violento do solo que tem duração de 1 á 2 min. Ocorre por que a deformação na massa das rochas faz com que ela se rompa liberando energia acumulada, chamada ondas sísmica. E se espalhando em diversas direções faz vibrar a terra.
Para medir o terremoto foi criada uma escala chamada Richter que é um sistema onde se mede a potência de um tremor em um determinado lugar. A escala Richter é pontuada de um a nove. Cada grau corresponde a ondas dez vezes mais “fortes”, a uma potência 30 vezes superior. Assim, por exemplo, um terremoto de grau nove na escala Richter é 900 vezes mais potente que um tremor de grau sete.
O terremoto pode ser designado como sísmico que é um movimento vibratório da superfície terrestre, provocado através das ondas elásticas.
O fenômeno natural que supera a força de um Terremoto é o Tsunami que é formado a partir de anomalias que provocam deslocamentos de uma enorme massa de água.
Existem estimativas de ondas com mais de 30 metros de altura e velocidade incrível de mil quilômetros por hora, a formação de grandes ondas ocorrem também a partir de terremotos continentais, um exemplo disso foi o Grande abalo sísmico do Chile, que resultou em mortes no Havaí, que, apesar da distância, foi atingido por ondas que migraram pelo Pacífico. 
O último Tsunami aconteceu no Nordeste do Japão no dia 11 de Março de 2011 às 14h46 (hora local 2h46 de Brasília), com magnitude de 8,9 e com altura de 23 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário